ANO E TEMPO LITURGICO

LECIONÁRIO, ANO LITURGICO E TEMPOS LITURGICOS

Genericamente, um lecionário é uma lista de textos das escrituras bíblicas (chamadas lectio – leitura) recomendadas para o uso na adoração ou no estudo em um dia em particular. Os lecionários cristãos são usualmente construídos em torno do ano litúrgico, mas algumas vezes são centrados no ano secular ( como no caso dos planos de leitura da Bíblia em um ano). Os lecionários cristãos geralmente incluem a leitura de um texto da bíblia hebraica, um Salmo, uma leitura das epístolas e uma leitura do evangelho.

O que é ano litúrgico, ou ciclo anual da igreja? 
O ano litúrgico é uma antiga forma de contar o tempo. Indo mais além do que simplesmente contar o tempo de acordo com as estações naturais, os cristãos têm, tradicionalmente, medido o tempo na sua adoração de acordo com as estações da vida do Cristo. Algumas das estações do ano litúrgico são fundadas em tradições que se ligam aos primeiros registros escritos da adoração cristã. A atual forma de calendário cristã, incluindo cores, datas e festas, foi estabelecida firmemente no ocidente no período medieval.
A adoração centrada no Ano Litúrgico permite aos cristãos se inserirem na vida de Jesus e ao mesmo mater rítmo e sincronia com grande parte dos cristãos por todo o mundo.
Estações de esperança e lamento, misericórdia e penitência, asseguram que todos os aspectos da condição humana sejam observados e tenham um lugar apropriado na prática da adoração na igreja. A repetição destas estações é também uma ferramenta na formação cristã, gentilmente inculcando uma herança de fé nas gerações.
As estações específicas se refletem em cores usadas ao redor do lugar de encontro da igreja, nos textos lidos e em outras práticas litúrgicas como o acendimento de velas na páscoa ou nas velas acesas da coroa do advento.Quando uma festa da igreja cai no meio da semana, não é incomum celebrá-la no Domingo mais próximo, o que não é o caso com dias especiais como o Natal ou o início da quaresma.

Quais são as estações do ano litúrgico?


Advento – A estação da Espera – Começando 4 domingos antes do dia de Natal, a estação do Advento é o tempo quando a igreja olha para a segunda vinda de Jesus Cristo e para a eterna esperança dos cristãos no fim do tempo. A cor para esta estação é o púrpura (para realeza) ou o Azul Claro (lembrando Maria)

Natal – A estação da Encarnação – Por 12 dias, do dia de Natal (25 de Dezembro) até a epifania (06 de Janeiro), a igreja celebra a encarnação miraculosa de Deus na pessoa de Jesus. A cor desta estação é o branco.

Epifania – O tempo de ser iluminado - A Epifania representa a assunção humana de Jesus Cristo, quando o filho do Criador dá-se a conhecer ao Mundo. Na narração bíblica Jesus deu-se a conhecer a diferentes pessoas e em diferentes momentos, porém o mundo cristão celebra como epifanias três eventos: a Epifania propriamente dita perante os magos do oriente (como está relatado em Mateus 2, 1-12) e que é celebrada no dia 6 de Janeiro; a Epifania a João Batista no rio Jordão; e a Epifania a seus discípulos e início de sua vida pública com o milagre de Caná quando começa o seu ministério. No sentido literário, a "epifania" é um momento privilegiado de revelação, quando acontece um evento ou incidente que "ilumina" a vida da personagem. Na epifania a cor pode ser o amarelo ou o dourado.

Quaresma – A estação da Reflexão – Por quarenta dias (não incluindo os domingos) antes do domingo da Pascoa a igreja reflete nos sofrimentos de Jesus Cristo. Juntos, nos aproximamos da Cruz. A adoração durante este período é tradicionalmente subordinada e penitencial. Muitas pessoas jejuam durante a quaresma. A cor desta estação é o roxo.

Semana Santa – A semana final é chamada de “Semana Santa”. Muitas igrejas se reúnem todos os dias durante a Semana Santa. No mínimo existem reuniões na Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado. A cor na Semana Santa permanece o roxo, embora algumas igrejas usem o vermelho no domingo de Ramos e preto na Sexta-feira Santa.

Páscoa – A estação da Ressurreição – Por cinqüenta dias, começando com o Domingo de Páscoa, os cristãos celebram o milagre da ressurreição de Jesus e a esperança de sua própria ressurreição. A cor da páscoa é o branco ou o amarelo (por ser preciosa a glória do Cristo ressurreto). Esta estação termina no domingo de Pentecostes.

Pentecostes - A festa da inclusão e da igualdade, da presença comum e igual a todos do Espírito Santo no meio de todos e de cada um na Igreja. A cor de Pentecostes é o vermelho.

Tempo Comum – A estação do crescimento e das condições para crescer – Os períodos que seguem à Epifania e ao Pentecostes são referidos como tempo comum. O foco do tempo comum é no desenvolvimento de uma pcompreensão mais profunda do discipulado cristão. A cor deste tempo é o verde (como crescem as plantas).

coordenação

0 comentários:

Postar um comentário

VIDEO DA SEMANA: VIVA A MÃE DE DEUS E NOSSA