VOCAÇÃO CONSAGRADA


Desde os primórdios da Igreja existiram homens e mulheres que se propuseram, pela prática dos conselhos evangélicos, seguir a Cristo com maior liberdade e imitá-lo mais de perto, e levaram, cada qual a seu modo, uma vida consagrada a Deus.1 Podemos contemplar esse caminho de oferta radical desde o início com o testemunho dos mártires, até os tempos de hoje com o surgimento das novas comunidades.

Independente do tempo e de quais características apresenta cada forma de vida consagrada, é a profissão dos conselhos evangélicos em um estado de vida estável reconhecido pela Igreja que caracteriza a vida consagrada a Deus. A vida consagrada, celebrada durante essa terceira semana do mês vocacional, é um dom e uma escolha de Deus. Ninguém escolhe se consagrar por acaso ou para seu bel prazer; mas é o próprio Deus, em Sua infinita bondade e misericórdia, que nos ama, nos escolhe, nos chama e nos separa para sermos um com Ele por meio desta vocação. A vida consagrada nasce em Cristo e deve voltar-se para Ele. Assim, não nos consagramos para nós mesmos. Como dom e escolha de Deus, a vida consagrada precisa ser fecunda, transbordando em frutos e graças diante de Deus, da Igreja e do mundo.
Quem se consagra, escolhe ser diferente. Pela consagração, perde-se dia a dia a velha vida e se ganha uma nova, que busca configurar-se à vida de Cristo. Para tal, tantas perdas pessoais são necessárias para que a vida assemelhada a Cristo possa ir nascendo em nós. Contudo, pequenas são as renúncias diante da grandeza da oferta. Sem essa busca diária e constante pela conformação a Cristo, a vida consagrada perde seu sentido. Cristo é o fundamento da vida consagrada. Se não se compreende a verdadeira motivação, não existe fidelidade a Cristo nem à consagração professada.


Durante essa semana, rezemos pela fidelidade, constância e maturidade da vida consagrada. O consagrado não nasce pronto – é preciso uma busca diária, um novo Sim a cada dia para que quanto mais íntimo de Cristo, mais semelhante a Cristo seja cada consagrado.
Aos consagrados Doce Mãe de Deus, que o Espírito Santo de Deus nos impulsione a dar um testemunho autêntico daquilo que abraçamos, para que a salvação de Deus que chegou à nossa vida possa alcançar a quem precisa e onde for preciso! Somos chamados a avançar mais e mais, novos horizontes desbravar para tornar mais fecunda nossa vida consagrada e nosso carisma!

ENVIA SENHOR OPERÁRIOS
PARA A SUA MESSE!

Coordenação

0 comentários:

Postar um comentário

VIDEO DA SEMANA: VIVA A MÃE DE DEUS E NOSSA