ESCALA PARA SEMANA SANTA

0 comentários

DOMINGO DE RAMOS (28/03/2010)
7:30Hs - TODOS OS COROINHAS na Rodoviária de Nova Aurora
(trazer escapulário VERMELHO)

VIGILIA NAS CLARISSAS (29/03/2010)
19:00Hs - Vigilia preparada pelos coroinhas - Matriz São jorge

CEIA JUDAICA (30/03/2010)
19:30Hs - Matriz São Jorge

QUARTA FEIRA SANTA (31/03/2010)
19:30Hs - Procissão do Encontro

QUINTA FEIRA SANTA (01/04/2010)
18:30Hs - TODOS OS COROINHAS em suas COMUNIDADES
Obs: Mesmo sendo celebração é para todos os COROINHAS servirem em suas comunidades!
(escapulário BRANCO)

SEXTA FEIRA SANTA (02/04/2010)
14:00Hs - TODOS OS COROINHAS na Matriz São Jorge
(trazer escapulário VERMELHO)

SÁBADO SANTO (VIGÍLIA PASCAL) - 03/04/2010
18:30Hs - TODOS OS COROINHAS na Matriz São Jorge
(trazer escapulário BRANCO)

DOMINGO DE PÁSCOA (04/04/2010)
TODOS OS COROINHAS NAS COMUNIDADES


OBS: NO DOMINGO DE RAMOS E NO TRÍDUO PASCAL (01,02 e 03/04)
É NECESSÁRIO CHEGAR 1H (UMA HORA) ANTES!

Atenciosamente 
Coordenação 

50 ANOS DA DIOCESE DE NOVA IGUAÇU

0 comentários


A Diocese de Nova Iguaçu foi criada em 26 de março de 1960 pela Bula Quandoquidem Verbis do papa João XXIII. Com território desmembrado das Dioceses de Barra do Piraí-Volta Redonda e de Petrópolis. Abrangia, inicialmente, os municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, São João de Meriti e o distrito de Conrado (Vassouras). Com a criação da Diocese de Itaguaí (14 de março de 1980) cedeu à nova Diocese os municípios de Itaguaí e Mangaratiba. E à nova Diocese de Duque de Caxias (11 de outubro de 1980), o município de São João de Meriti.

Atualmente a Diocese de Nova Iguaçu abrange os municípios de Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nova Iguaçu (sede), Nilópolis, Paracambi, Queimados e do distrito de Conrado (Miguel Pereira).
Pertencemos à Província Eclesiástica de São Sebastião do Rio de Janeiro, juntamente com as Dioceses de Barra do Piraí-Volta Redonda, Duque de Caxias, Itaguaí, Valença e a Abadia Territorial de Nossa Senhora de Monserrate (Rio de Janeiro). Com a Província Eclesiástica de Niterói, fazemos parte do Regional Leste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Geograficamente está situada no Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro. Limita-se com a Arquidiocese do Rio de Janeiro e com as Dioceses de Duque de Caxias, Itaguaí, Barra do Piraí-Volta Redonda e Valença. Segundo os dados do IBGE (2007) possui uma população de 1.908.216 habitantes numa área de 997 km2, apresentando assim uma densidade demográfica elevada: 1.914 habitantes por km2.
Quadro estatístico
Município
Área Territorial(km2)(*)
Densidade Demográfica(habitantes)(*)
Paróquias(**)
Belford Roxo
80
480.555
11
Japeri
83
89.300
2
Mesquita
35
182.495
6
Nilópolis
19
152.223
4
Nova Iguaçu
524
830.672
21
Paracambi
179
42.696
2
Queimados
77
130.275
4
TOTAL
997
1.908.216
50
                   Fontes:   (*)  IBGE/2007.





Durante os 50 anos da Diocese quantos homens e mulheres, seguindo o exemplo do Senhor para auxiliar nosso povo necessitado, foram capazes de gestos semelhantes, e assim foram assinalados por cicatrizes, verdadeiras marcas de amor e doação completa! Que neste tempo sagrado da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor vivenciemos profundamente a Espiritualidade do Amor, gratos a Jesus Cristo e, também, aos que nos precederam e plantaram na Baixada as sementes do Evangelho da Fé, da Vida e da Fraternidade, muitas vezes com sacrifício e até martírio. Somos herdeiros de uma história bonita e corajosa! Saibamos continuá-la, diminuindo as dores do próximo, nem que para isso sejamos feridos e as cicatrizes do amor marquem nosso corpo.

A todos uma abençoada Abertura do
Ano Jubilar e uma Santa Páscoa!
Dom Luciano Bergamin, CRL

ANUNCIAÇÃO DO ANJO A MARIA

0 comentários

25/03 -  ANUNCIAÇÃO DO ANJO A MARIA

De 25 de Março a 25 de Dezembro, são precisamente nove meses antes do Natal. Nove meses é o tempo de gestação de um filho na barriga da mãe.
Assim, 25 de Março é o dia da Anunciação do Anjo S. Gabriel a Maria de Nazaré para lhe fazer a proposta de poder ter um filho de uma forma excepcional e extraordinária: sem o auxílio de um homem. Esse filho seria filho de Deus e seria o Salvador do Mundo.
Maria não entende muito bem esta proposta, faz uma pergunta: “com será isso, se eu não conheço homem?”. Aqui a palavra “conheço”, significa: “não conheço no aspecto sexual, não tenho envolvimento sexual com nenhum homem, como posso ser mãe…
Maria era noiva de S. José. Conhecia o homem José, mas na Bíblia “conhecer”, muitas vezes, significa: “conhecer sexualmente”.
O Anjo Gabriel diz-lhe que isso é obra de Deus, será Ele o Pai da criança e Maria aceita, dá o seu “Sim”. A partir do seu sim, o filho começa a ser gerado no seu seio.
O Filho de Deus, eterno, invisível, omnipotente, torna-se filho de homem, temporal, visível, mortal, finito, frágil, assumindo a natureza humana.
O Filho de Deus tornou-se igual a nós em tudo, menos no pecado.
Podemos dizer que o dia 25 de Março é como que o começo da nossa total libertação e salvação que Jesus veio realizar pelo mistério da Encarnação.
É assim que se chama este fenómeno da vinda de Jesus ao mundo: ENCARNAÇÃO. Aquele que era Espírito, tornou-se carne humana.
Trata-se da iniciativa de Deus que decide vir ao nosso encontro para indicar uma forma nova de viver, para elevar a natureza humana degradada pelo pecado.
É iniciativa da graça divina. Do amor divino, da misericórdia divina que teve pena da miséria que a humanidade vivia e decidiu intervir para elevar a natureza humana estragada pelo pecado.
Jesus é o homem novo, o homem santo, bom, puro, santo, sem pecado.
Jesus encarnou para nos mostrar o que nós podemos e devemos ser para sermos felizes neste mundo e no mundo que há-de vir com a morte.
Jesus deu-nos o exemplo de como devemos viver para agradar a Deus, agradar aos outros e agradar a nós mesmos:

- viver como FILHOS DE DEUS (filiação divina)
- viver como IRMÃOS DE TODOS (fraternidade universal).

Jesus é o modelo de vida. Não são os cantores, os artistas, os desportistas, os políticos, se calhar nem sequer os religiosos e os consagrados (padres também) que devem ser nossos modelos.
Jesus Cristo é o EXEMPLO, o MODELO.
Jesus Cristo é TUDO…

Meu irmão de Março, procura descobrir a beleza do rosto e da mensagem de Jesus Cristo e a tua vida será iluminada e encontrará verdadeiro sentido...

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA 2010

0 comentários

28/03 - DOMINGO DE RAMOS - 8:00Hs
Inicio da celebração com a Benção dos Ramos 
na Rodoviária de Nova Aurora, 
seguindo a procissão até a Matriz São Jorge 
para a Santa Missa. 
Neste Domingo é feita a coleta da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 

29/03 - VIGÍLIA NAS CLARISSAS - 19:15Hs
Saída do ônibus da Matriz São Jorge 
para o Mosteiro das Clarissas

30/03 - CELEBRAÇÃO DA CEIA JUDAICA
19:30Hs - MATRIZ

31/03 - PROCISSÃO DO ENCONTRO - 19:30Hs
Mulheres saindo da Matriz São Jorge 
Homens saindo da Comunidade N. Sra. Aparecida 
Encontro de N. Sra. das Dores 
com o Senhor dos Passos, 
seguindo para a Comunidade Santa Luzia!

01/04 - QUINTA FEIRA SANTA 
MISSA DOS SANTOS ÓLEOS 
CATEDRAL DE SANTO ANTONIO - NI - 9:00Hs
CEIA DO SENHOR E LAVA PÉS - 19:30Hs 
(Em todas as comunidades)
Logo Após Vigília e Adoração Eucarística

02/04 - SEXTA FEIRA SANTA - 15:00Hs
PAIXÃO DO SENHOR JESUS
Inicio da celebração na Matriz São Jorge, seguindo com a Via Sacra para a Comunidade N. Sra. Aparecida

03/04 - SABADO SANTO - VIGILIA PASCAL - 19:30Hs
BENÇÃO DO FOGO  na Rua Vitorino Monteiro 
(em frente a casa de D. Sara)
seguindo com Santa Missa na Matriz

04/04 - DOMINGO DE PÁSCOA 
(Conforme os horários do 1º domingo)

11/04 - FESTA DA MISERICÓRDIA - 14:30Hs
LOUVOR, ADORAÇÃO , TERÇO DA MISERICÓRDIA, TESTEMUNHO E SANTA MISSA





A Espiritualidade da Semana Santa

0 comentários



A Espiritualidade da Semana Santa


Celebrar a Semana Santa para os cristãos é aprofundar as dimensões mais importantes da vida humana. É a ocasião privilegiada oferecida pela liturgia da Igreja para a renovação de um compromisso com a vida, e com a fonte da vida, a única que tem força para superar a morte e os esmagamentos que pesam sobre o povo.
A Igreja Católica encontra na Semana Santa o ápice de sua fé. Nela, católicos do mundo inteiro celebram os mistérios da reconciliação, realizados por Jesus nos últimos dias de sua vida terrena a começar pela entrada messiânica em Jerusalém.

O tempo da Quaresma se prolonga até a Quinta-feira da Semana Santa. A celebração da Ceia do Senhor introduz o Tríduo Pascoal que prossegue na Sexta-feira da Paixão, no Sábado de Aleluia e tem ponto alto na Vigília Pascoal terminando com as Vésperas do Domingo da Ressurreição.

De Segunda a Quarta-feira não há celebração especial, mas também nesta primeira metade da Semana Santa não deve se administrar os sacramentos do Batismo e da Confirmação, pois a liturgia desses dias, que também são santos, tem preferência sobre qualquer outra celebração.

PAPA BENTO XVI

0 comentários


O Papa pede a milhares de coroinhas abrir-se

à possibilidade do chamado ao sacerdócio

Durante uma audiência geral particular, diante de mais de 40 mil coroinhas da Europa, o Papa Bento XVI pediu aos jovens servidores do altar estar abertos à possibilidade do chamado à vocação sacerdotal.

O Pontífice iniciou recordando que “faz mais de 70 anos, em 1935, comecei como coroinha”; e explicou que é “o Espírito Santo quem sustenta a vossa relação com Jesus, de maneira que não seja só externa”.

“Hoje, vendo-vos aqui diante de mim na Praça de São Pedro –continuou o Santo Padre–, penso nos Apóstolos e escuto a voz de Jesus que vos diz: ‘Não vos chamei servos, senão amigos: permanecei em meu amor, e dareis muito fruto”.

“Vos convido: Escutai esta voz! Cristo não o disse só faz dois mil anos; Ele está vivo e vo-lo diz agora. Escutai esta voz com grande disponibilidade; tem algo para vos dizer a cada um”, adicionou.

“Talvez –continuou– a algum de vós vos esteja dizendo: ‘quero que me sirva de maneira especial como sacerdote convertendo-se assim em minha testemunha, sendo meu amigo apresentando aos outros esta amizade”.

O Pontífice exclamou logo: “Queridos coroinhas, Vós sois já apóstolos de Jesus! Quando participais da Liturgia realizando o vosso serviço no altar, vós ofereceis um testemunho. A vossa atitude de recolhimento, vossa devoção que parte do coração e se expressa nos gestos, no canto, nas respostas: se o fizerdes de maneira correta e sem distrações, nem de qualquer jeito, então o vosso é um testemunho que comove aos homens”.

Bento XVI assinalou depois que os coroinhas estão “muito perto de JesusEucaristia, e este é o maior sinal de sua amizade”. “Por isso vos peço: não vos habitueis a este dom, de tal forma que não se converta em uma sorte de rotina, sabendo como funciona e fazendo-o automaticamente, pelo contrário deveis descubrir cada dia novamente que acontece algo grande, que o Deus vivente está em meio de vós, e que podeis estar perto para ajudar a que vosso ministério seja celebrado e chegue às pessoas”.

O Papa destacou que, desta forma “sereis verdadeiramente seus apóstolos e produzireis frutos de bondade e de serviço em cada âmbito de vossa vida: na família, na escola, no tempo livre”.

“Queridos coroinhas, minhas últimas palavras são: sede sempre amigos e apóstolos de Jesus Cristo!“, concluiu

História de São Tarcisio

7 comentários

São Tarcísio

Padroeiro dos Coroinhas

Tarcísio foi um mártir da Igreja dos primeiros séculos, vítima da perseguição do imperador Valeriano, em Roma, Itália. A Igreja de Roma contava, então, com cinqüenta sacerdotes, sete diáconos e mais ou menos cinqüenta mil fiéis no centro da cidade imperial. Ele era um dos integrantes dessa comunidade cristã romana, quase toda dizimada pela fúria sangrenta daquele imperador.


Tarcísio era acólito do papa Sisto II, ou seja, era coroinha na igreja, servindo ao altar nos serviços secundários, acompanhando o santo papa na celebração eucarística.

Durante o período das perseguições, os cristãos eram presos, processados e condenados a morrer pelo martírio. Nas prisões, eles desejavam receber o conforto final da eucaristia. Mas era impossível entrar. Numa das tentativas, dois diáconos, Felicíssimo e Agapito, foram identificados como cristãos e brutalmente sacrificados. O papa Sisto II queria levar o Pão sagrado a mais um grupo de mártires que esperavam a execução, mas não sabia como.

Foi quando Tarcísio pediu ao santo papa que o deixasse tentar, pois não entregaria as hóstias a nenhum pagão. Ele tinha doze anos de idade. Comovido, o papa Sisto II abençoou-o e deu-lhe uma caixinha de prata com as hóstias. Mas Tarcísio não conseguiu chegar à cadeia. No caminho, foi identificado e, como se recusou a dizer e entregar o que portava, foi abatido e apedrejado até morrer. Depois de morto, foi revistado e nada acharam do sacramento de Cristo. Seu corpo foi recolhido por um soldado, simpatizante dos cristãos, que o levou às catacumbas, onde foi sepultado.

Essas informações são as únicas existentes sobre o pequeno acólito Tarcísio. Foi o papa Dâmaso quem mandou colocar na sua sepultura uma inscrição com a data de sua morte: 15 de agosto de 257.

Tarcísio foi, primeiramente, sepultado junto com o papa Stefano nas catacumbas de Calisto, em Roma. No ano 767, o papa Paulo I determinou que seu corpo fosse transferido para o Vaticano, para a basílica de São Silvestre, e colocado ao lado dos outros mártires. Mas em 1596 seu corpo foi transferido e colocado definitivamente embaixo do altar principal daquela mesma basílica.

A basílica de São Silvestre é a mais solene do Vaticano. Nela, todos os papas iniciam e terminam seus pontificados. Sem dúvida, o lugar mais apropriado para o comovente protetor da eucaristia: o mártir e acólito Tarcísio. Ele foi declarado Padroeiro dos Coroinhas ou Acólitos, que servem ao altar e ajudam na celebração eucarística.

São Tarcisio foi um verdadeiro discipulo e missionário da Eucarisitia, soube doar não somente o seu tempo, mas também a sua Vida a Deus e aos Irmãos.

VIDEO DA SEMANA: VIVA A MÃE DE DEUS E NOSSA